Você é dessas pessoas com uma ótima bagagem profissional e que faz amigos facilmente, mas quando vai falar em público bate a vergonha? É normal nos sentirmos inseguros diante de uma plateia, sejam de 5 ou 100 pessoas. Para ajudar, nós temos algumas dicas que podem deixar você mais tranquila na hora de falar em público:

mulher-aplaudida-medo-falar-publico-46519

– Saiba para quem você está falando: Conheça o público que vai estar na sua palestra, reunião ou evento. Não mostre o obvio, tenha foco no que interessa e lembre-se de que o que foi sucesso com um grupo de pessoas, pode fracassar com outro.

-Domine o tema: Leia, estude e releia. Segundo o coach Homero Reis, “Nenhuma técnica compensa a falta de profundidade no assunto”. Se você sabe o que está falando, terá muito mais segurança em falar sobre o assunto.

-Treine antes: Amigos também podem ajudar você nesta hora. Treine o que vai falar e peça para eles darem a sua opinião, pois serão sinceros se você está indo bem e o que pode melhorar. Vale treinar na frente do espelho também.

-Tenha Postura: Quando estamos nervosos ou inseguros, a tendência é ficarmos encolhidos e com os ombros para baixo. Alinhe a coluna, erga a cabeça e ajuste a postura.

-Prepare o seu material: Uma apresentação bem feita sempre ajuda. Não encha o Power Point de textos. Utilize imagens e palavras ou frases curtas, que conduzam o raciocínio. Não leia os textos que tem em mãos. Aprenda sobre o assunto.

-Saiba o que está falando: Decore a ordem dos slides e não os leia, pois foram feitos para o seu público ler. Tente evitar falar muitas gírias ou emitir sons do tipo “Ahn…”, pois eles passam a impressão de que não sabemos sobre o assunto.

Cative seu público: Conte histórias, a plateia se mobiliza quando contamos algo real e as pessoas memorizam melhor o que falamos.

-Fale devagar: Não tente se livrar do momento acelerando a fala. Fale devagar e pausadamente para ser entendida. Se precisar, tome um gole de água e respire fundo para relaxar.

-Desperte confiança: Olhe para as pessoas nos olhos enquanto fala. Evite olhar para o teto ou para o chão.

-Ocupe suas mãos: Se você não sabe o que fazer com as mãos quando está nervosa, segure uma caneta laser ou uma caneta normal enquanto fala.